cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Ultrassom na gravidez: Qual a importância e quando ele deve ser feito?

27 de março de 2015

 

Quando uma mulher descobre que está grávida, muitas vezes, uma das primeiras coisas que ela pensa é fazer um ultrassom. Este exame é importante para saber se está “tudo bem” com a gravidez e se o bebê está se desenvolvendo corretamente.

A ultrassonografia é o exame de imagem aconselhado/utilizado para o acompanhamento pré-natal da gestante, pois outros exames que utilizam radiação (radiografias e tomografia computadorizada, por exemplo) não devem ser feitos porque causam grandes riscos ao bebê.

O ultrassom é um exame barato, que não provoca efeitos colaterais e que, muitas vezes, pode ser feito no próprio consultório do obstetra. O primeiro exame é indicado somente a partir da 7ª semana de gravidez. Este primeiro ultrassom serve para que o médico saiba se a gravidez está no “lugar certo” (e se mulher não corre risco de gravidez ectópica), de quanto tempo é a gestação e qual a quantidade de fetos. Os exames seguintes servem para acompanhar o desenvolvimento do bebê.

Não existe uma “quantidade limite” de ultrassonografias que podem ser realizadas durante a gestação – é muito comum que as gestantes façam um exame novo a cada consulta – no entanto, se a gestante for saudável e não apresentar fatores de risco, apenas três ultrassonográficas (uma a cada trimestre) são suficientes.

Que tipos de ultrassom existem*?

Morfológico: Ele se repete no primeiro e no segundo trimestres – entre a 12ª e a 14ª semana e da 20ª à 22ª. Fornece imagens detalhadas, que possibilitam rastrear síndromes, malformações e doenças congênitas. Transvaginal Feito entre a sexta e a 12ª semana, mostra o desenvolvimento e a localização do embrião, descartando o risco de uma gravidez anômala.

Obstétrico: É o mais comum e será repetido várias vezes a fim de confirmar a idade gestacional e acompanhar a evolução do bebê e da placenta.

Ultrassom com doppler: Acontece a partir da 32ª semana e avalia a vitalidade do bebê. Verifica o fluxo de sangue e de oxigênio para o feto e para a placenta. Indica se vai tudo bem com as artérias uterinas – alterações alertam para hipertensão ou pré-eclâmpsia.

3D e 4D: O 3D dá noção de profundidade, o que melhora a nitidez da imagem (nele você vê pela primeira vez as feições do filhote). Já o 4D – ou 3D em tempo real – faz uma varredura contínua do útero, permitindo acompanhar os movimentos do bebê.

*Extraído de bebe.com.br

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta