Microdissecção Testicular
Correção de Varicocele
Reversão de Vasectomia
Esta técnica tem o propósito de achar sêmen em casos muito difíceis. É utilizada em homens que não eliminam espermatozoides pela ejaculação, mas os fabricam em pequena quantidade. Consiste em uma microcirurgia, que possibilita a retirada dos espermatozoides diretamente dos ductos seminíferos, local onde eles estão em maior concentração.
Sua eficiência, com chance de sucesso ao redor de 66%, se deve ao fato de que é possível avaliar onde está o sêmen e causar o menor dano possível ao tecido. A vantagem, quando comparada com outras técnicas, é o fato de ser menos agressiva e oferecer a possibilidade de se retirar várias amostras de esperma, possibilitando o congelamento para uso futuro.
O paciente é sedado no Centro Cirúrgico e o urologista procura, com o uso de microscópio, o melhor ducto seminífero para coleta do sêmen. A embriologista acompanha e avalia o sêmen coletado na hora.
Varicocele é a dilatação do conjunto de veias que drenam o sangue utilizado pelos testículos. Hoje, é uma das causas mais comuns da infertilidade masculina, ocorrendo em até 40% dos homens avaliados nos centros que tratam infertilidade conjugal.
Essa dilatação é causada por uma inversão no sentido do sangue nessas veias, ou seja, o sangue ao invés de subir pelas veias, desce de volta ao testículo. Esse acúmulo de sangue venoso (usado) no testículo pode causar alterações na produção e na qualidade dos espermatozoides, interferindo na qualidade e na capacidade de fertilização do óvulo.
O tratamento para esse problema é uma cirurgia que liga as veias dilatadas, interrompendo o refluxo de sangue usado aos testículos. Nessa cirurgia é utilizado microscópio para a correta identificação das veias, artérias e vasos linfáticos com o objetivo de ligar somente as veias. O procedimento restabelece a fertilidade masculina e preserva a saúde testicular, pois a varicocele é uma doença progressiva e pode, numa porcentagem grande dos casos, causar a diminuição do tamanho do testículo.
A vasectomia é um método seguro e eficaz no processo de esterilização do homem que não deseja mais ter filhos. É realizada com anestesia local e é considerada um procedimento cirúrgico simples. A cirurgia consiste de uma pequena incisão na pele do escroto, onde o cirurgião irá isolar os canais deferentes, por onde passam os espermatozoides, cortá-los e amarrar as pontas. Depois a pele é fechada com um ou dois pontos.
A cirurgia de reversão da vasectomia é a desobstrução da passagem de espermatozoides pelos canais deferentes, permitindo novamente a passagem dos espermatozoides. O resultado do procedimento pode variar: quanto menor o período desde que a cirurgia foi realizada, maior a chance de sucesso de sua reversão. A chance de que o paciente volte a ter filhos também é influenciada pela idade da parceira e sua condição de fertilidade.