cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Todas as mulheres que fazem tratamento para engravidar têm gêmeos?

8 de outubro de 2013

 

Não. A gestação gemelar é um evento relativamente raro na natureza, acontecendo em aproximadamente 1% das gestações espontâneas.  

As técnicas de reprodução assistida aumentam consideravelmente as chances de gestação gemelar, ocorrendo em aproximadamente 15% das mulheres que engravidam em tratamento, portanto, apesar de aumentar a chance de gestação gemelar, o tratamento não resultará sempre em gravidez de gêmeos. Na verdade ela acontecerá na minoria dos casos.

O risco de gêmeos aumenta conforme o número e qualidade de embriões injetados no útero, e conforme a idade da mulher. Hoje em dia o número de embriões transferidos é normatizado pelo CFM conforme a idade da paciente, sendo que mulheres até 35 anos devem transferir no máximo 2 embriões, entre 35 e 40 no máximo 3 e acima de 40 anos no máximo 4 embriões.

Tratamentos mais simples, como inseminação e coito programado, também aumentam os riscos de gestação gemelar, que deve ser prevenida com a suspensão do tratamento ou conversão para FIV em casos onde há desenvolvimento de um número maior de folículos grandes ( só podem ser realizados quando os ovários apresentarem no máximo 3 folículos de até 15mm).

A gestação gemelar deve ser evitada devido aos riscos aumentados para o pré natal, em especial pelo risco de parto prematuro.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta