cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

O que é síndrome dos ovários policísticos?

18 de abril de 2013

 

A síndrome do ovário policístico é uma condição de causa não totalmente esclarecida em que a mulher não ovula normalmente. Ela pode ovular eventualmente ou, muitas vezes, nem ovular, e isso pode influenciará negativamente as suas chances de gravidez. Por não ovular, o ovário acaba “acumulando” uma série de pequenos folículos que podem ser visualizados pelo ultrassom.

Esses folículos contém óvulos que iniciam o processo de desenvolvimento, mas não conseguem ser liberados pelo ovário para encontrar os espermatozoides. O acúmulo desses folículos faz com que haja um desequilíbrio hormonal e a mulher passa a produzir hormônios masculinos em quantidade aumentada, levando a sintomas como aumento de pelos, aumento de oleosidade em pele e cabelo, acne e aumento do risco para obesidade, hipertensão e diabetes. Toda mulher com diagnóstico de síndrome dos ovários policísticos deve ter cuidados especiais com exercícios físicos e dieta adequada.

A síndrome dos ovários policísticos é caracterizada por apresentar 2 das 3 seguintes características:

1 – Irregularidade menstrual;

2 – Aumento dos hormônios masculinos (clinico ou laboratorial);

3 – Ovários micropolicísticos ao ultrassom.

Portanto, ter apenas ovários de característica micropolicístico ao ultrassom não significa que você tenha a síndrome, outros sintomas são necessários para se fazer o diagnóstico.

Quem tem síndrome dos ovários policísticos e não deseja engravidar, deve fazer tratamento com hormônios, como pilula anticoncepcional, que bloqueiam os ovários diminuindo a produção dos hormônios masculinos e repondo os hormônios femininos pela medicação, melhorando os sintomas.

Quem tem síndrome dos ovários policísticos e deseja engravidar, pode precisar de tratamento, em especial para estimular a ovulação. A SOP é um fator de risco para infertilidade. Porém nem sempre o tratamento é necessário, a síndrome representa um aumento de risco, mas ela não é sinônimo de infertilidade.

 

 

 

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens