cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

O estresse prejudica a fertilidade?

18 de setembro de 2013

 

A influência do estresse emocional na fertilidade ainda é tema bastante discutido e não há evidência científica do quanto ele pode ser prejudicial; na prática diária é comum encontrar casais inférteis mais estressados, mas é difícil saber se o estresse é causa ou consequência da infertilidade.

Do ponto de vista biológico, o estresse pode sim interferir na fertilidade. O hipotálamo é a região do cérebro que inicia a produção hormonal que coordena o ciclo reprodutivo. O hipotálamo faz parte também do que conhecemos como “sistema límbico”, sistema do cérebro responsável pelas nossas emoções. Portanto nossas emoções, incluindo o estresse, podem sim interferir na produção hormonal e assim interferir na fertilidade. O exemplo evidente e conhecido por todos é observado em meninas que iniciam sua vida sexual e, eventualmente, ficam com tanto medo de engravidar que acabam realmente tendo atraso menstrual.

Além do mecanismo direto pelo hipotálamo, sabemos também que alguns hormônios, caso da prolactina, são liberados em situacão de estresse e eles podem efetivamente bloquear o ciclo menstrual, mostrando outra maneira como o estresse pode ser prejudicial a fertilidade. É importante reparar que esses fatores de estresse provavelmente alterariam também o ciclo menstrual, não só a fertilidade.

No homem, o estresse leva à redução da quantidade de esperma e de volume do sêmen. A ansiedade pode causar também disfunção eréctil, que também será uma causa de infertilidade.

Controlar o estresse antes de partir para um tratamento de reprodução assistida é fundamental. Hoje em dia sabemos que a acupuntura e a psicoterapia são boas terapêuticas nesses casos.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta