cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Grávidas podem ficar perto de pessoas que fumam?

4 de março de 2016

 

O cigarro não prejudica apenas quem fuma. Os fumantes passivos (indivíduos não fumantes que inalam a fumaça de cigarro por contato com fumantes) também pode ter a saúde prejudicada – e, se tratando de gravidez, os cuidados com a fumaça do cigarro devem ser redobrados quando as gestantes estiverem em ambientes fechados.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revisou 19 estudos já existentes sobre os males que o fumo passivo de gestantes traz para o bebê. O resultado constatou que mães não fumantes que são expostas à fumaça de cigarro de forma excessiva podem ter bebês com complicações semelhantes aos de mães fumantes: existem 23% de probabilidade de ocorrer natimorto e, em 13% dos casos, existe probabilidade de má formação do feto (que, apesar de ser uma probabilidade menor, também é preocupante).

Outra pesquisa, realizada pela Universidade Rovira i Virgili na Espanha, avaliou o comportamento de 282 recém-nascidos utilizando uma escala de estímulos relacionados ao sistema nervoso central. Dos bebês estudados, 22% eram filhos de mães fumantes e 6% eram filhos de mães que foram expostas ao fumo passivo.

As habilidades neuromotoras dos bebês foram analisadas a partir de estímulos externos entre 48 e 72 horas após o nascimento. O estudo concluiu que ambos os bebês expostos ao cigarro durante a gestação tiveram seu desenvolvimento neurocomportamental afetado pela substância e diminuição na capacidade de inibir estímulos.

Com isso, a indicação é que as grávidas evitem ao máximo ambientes com pessoas fumantes para não provocar a aspiração da fumaça, trazendo riscos para o desenvolvimento saudável do bebê.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta