cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Como prevenir a infertilidade?

13 de abril de 2020

 

“Infertilidade” é uma palavra que assusta muitas pessoas que sonham com a maternidade ou a paternidade. A infertilidade pode ser investigada consultando um médico e realizando alguns exames. A consulta é indicada para casais em idade reprodutiva que mantiveram relações sexuais frequentes sem nenhum método contraceptivo durante 12 meses, mas não conseguiram engravidar. Caso a mulher ou o homem (ou ambos) tenham algum sinal de infertilidade, o médico indicará os cuidados necessários para tratar o problema.

As causas da infertilidade são variadas, mas, apesar disso, algumas medidas podem ser tomadas para prevenir os problemas que impedem um casal de engravidar naturalmente. Dessa forma, é possível deixar a saúde reprodutiva mais forte e aumentar as chances da concepção.

• Mulheres

Alimentação balanceada: pode melhorar a função dos ovários em mulheres. Também ajuda no desenvolvimento do bebê e no período de amamentação.

Controle do peso: o aumento ou a perda de peso tem interferências no ciclo menstrual

Pratique atividades físicas: exercícios físicos moderados diminuem as chances de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes – que podem levar à infertilidade. Contudo, o excesso de exercícios é uma causa comum para a ovulação desregulada.

Corte o cigarro: o tabagismo pode provocar danos aos óvulos e ao ovário, ou mesmo causar menopausa precoce. Além disso, mulheres que fumam têm mais chances de desenvolver gravidez ectópica ou ter abortos espontâneos.

Proteja-se de doenças sexualmente transmissíveis: problemas como doença inflamatória pélvica, sífilis e gonorreia são causas comuns de infertilidade feminina.

Vacinas: mantenha suas vacinas em dia.

Pílula do dia seguinte: não abuse da pílula, pois seu uso em excesso atrapalha o cálculo do período fértil e a previsão da próxima menstruação

Planeje a gravidez antes dos 35 anos: após essa idade, os níveis de fertilidade diminuem drasticamente.

• Homens

Evitar usar roupas apertadas na região genital: cuecas apertadas e roupas de tecido sintético causam aumento na temperatura dos testículos.

Excesso de exercícios físicos: assim como acontece com a ovulação, o excesso de exercícios também tem ação sobre os espermatozoides. É recomendado praticar atividades físicas de forma moderada – em média três vezes por semana.

Controle o peso: a obesidade afeta a produção de espermatozoides e a qualidade/quantidade dos gametas masculinos.

No caso de problemas como histórico familiar de infertilidade, períodos menstruais irregulares, amenorreia ou anomalias na região genital, consulte seu médico!

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta