cheap jerseys

Opções em Reprodução Assistida para a comunidade LGBTQIA+

Com os avanços da medicina reprodutiva, existem algumas alternativas para que parceiros homoafetivos sejam genitores biológicos, sendo elas:

Útero de substituição ou Barriga de substituição

Bancos de sêmen

Doação de óvulos

Útero de substituição ou Barriga de substituição

Este é um termo utilizado nos casos em que uma terceira pessoa participa do tratamento do casal e empresta temporariamente seu útero para gestar o filho deles.

Essa pessoa precisar ser parente em até quarto grau de um dos pais como, por exemplo, mãe, irmã, tia ou prima. Caso não exista uma parente para o tratamento, o mesmo ainda poderá ser feito com uma pessoa externa, porém precisará de autorização do Conselho Regional de Medicina.

O tratamento é realizado por meio da fertilização in vitro e poderá ser a escolha de casais homoafetivos masculinos, bem como, pacientes mulheres que por algum motivo médico não possa ou queira gestar.

Bancos de sêmen

Nas uniões homoafetivas femininas, onde as mulheres têm condição saudável de gestar, faltam apenas os espermatozoides, o que é facilmente resolvido com os bancos de semên.

As características das pacientes determinará o melhor tratamento, podendo ser a inseminação intrauterina ou fertilização in vitro.

Na inseminação, a mesma mulher que produz o óvulo será a responsável pela gestação do bebê, pois a fecundação ocorrerá dentro do seu organismo. Na fertilização in vitro, existe a possibilidade dos embriões formados pelos óvulos de uma paciente, serem transferidos para a outra mãe gestar.

Doação de óvulos

Casais homoafetivos masculinos, podem recorrer a doação de óvulos e deverão definir qual dos dois fornecerá o sêmen usado na fecundação. Após essa decisão, será preciso encontrar a terceira pessoa, como explicamos anteriormente, disposta a “emprestar” temporariamente seu útero para gestar o bebê.

Desde 2015 o Conselho Federal de Medicina estabeleceu normas sobre a inseminação artificial e a fertilização in vitro, dando o direito de casais homoafetivos recorrerem às técnicas de reprodução humana para gerar bebês, viabilizando o nascimento de filhos biológicos.

Para conhecer os principais tratamentos e a infraestrutura completa que a Engravida oferece aos casais, clique aqui.

Se você ainda tem dúvidas ou deseja marcar uma consulta com um dos nossos especialistas, entre em contato com a nossa central de atendimento, clicando aqui.

Unidades Engravida

São Paulo

Av. Angélica, 916 - Térreo 
Higienópolis 
+55 (11) 3821 7700 

Rio de Janeiro

Rua São Clemente, 347 
Botafogo 
+55 (21) 2203 2004 

Brasília

SEP/S EQ 709/909, Lt.A Bl.A 
Sala 01 - C. Médico Júlio Adnet 
+55 (61) 2195 0400 

Salvador

Alameda das Algarobas, 102 
Pituba 
+55 (71) 3352 1112 

Manaus

Travessa Palmira, 3 
Adrianópolis 
+55 (92) 3302-5888 



   Agende sua consulta