cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Tenho cólicas muito fortes, posso ter dificuldades para engravidar?

3 de fevereiro de 2020

 

Talvez. A cólica intensa pode ser um sinal de infertilidade, especialmente se ela estiver acompanhada de outros sintomas. Isso porque as queixas de cólicas muito fortes são comuns em mulheres com endometriose – caracterizada pela presença do endométrio (tecido que reveste o interior do útero) fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos como as trompas, ovários, intestinos e bexiga. A doença afeta cerca de 6 milhões de brasileiras e é a principal causa de infertilidade em mulheres.

Muitas mulheres sofrem de cólicas menstruais; se as cólicas forem leves e não atrapalharem sua rotina, não há motivos para preocupação. Quem tem endometriose, entretanto, além das cólicas intensas, também pode sentir sintomas como dor durante a relação sexual, sangramento menstrual intenso ou irregular, dor pré-menstrual e alterações intestinais ou alterações na bexiga e nas vias urinárias durante o período menstrual.

10% das mulheres que possuem endometriose não apresentam os sintomas citados acima e só descobrem que estão com a doença quando tentam engravidar e não conseguem. Estudos sugerem que 30% a 50% das mulheres com endometriose são inférteis. Por esse motivo, é muito importante fazer consultas e exames de rotina, especialmente se a mulher está planejando uma gravidez.

As causas da endometriose ainda são desconhecidas, mas existe um risco maior de desenvolver a doença caso a mãe ou irmã da paciente também sofram (ou tenham sofrido) com ela. O diagnóstico de suspeita da endometriose se dá por meio de exame de toque, ultrassonografia endovaginal especializado, dosagem de marcadores e outros exames ginecológicos ou de laboratório que serão indicados pelo médico, se necessário.

Apesar de não ter cura, quanto mais precoce for o diagnóstico e o tratamento, maiores são as chances da paciente conseguir engravidar naturalmente. As chances de sucesso variam de acordo com idade da mulher e a gravidade dos sintomas – e só tem pode avaliar a grau da endometriose é o médico, pois a quantidade de sintomas que a mulher apresenta não tem relação com a intensidade da doença.

Nos casos em que a endometriose não possibilita a gravidez natural, a mulher pode optar por engravidar com a ajuda da medicina. A Fertilização in Vitro – tratamento em reprodução humana em que os gametas masculinos e femininos são fertilizados fora do corpo da mulher, formando embriões em laboratório que posteriormente são transferidos para o útero da paciente – é um importante tratamento indicado para mulheres que desejam realizar o sonho da maternidade.

Leia mais sobre a Fertilização in Vitro: Você conhece a Fertilização in Vitro e suas etapas?

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta