cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Quem tem ovários policísticos pode engravidar?

16 de abril de 2013

 

Sim! Apesar de aumentar o risco de infertilidade, as mulheres que possuem ovários policísticos podem engravidar com o uso de medicamentos para regular seu ciclo menstrual ou para manter os níveis de insulina adequados (no caso de obesidade), entre outros. Além disso, muitas mulheres com a Síndrome dos Ovários Policísticos engravidam espontaneamente sem precisar de nenhum tratamento.

Os ovários policísticos isoladamente não representam qualquer fator de risco para infertilidade, porém a Síndrome dos Ovários Policísticos, doença caracterizada por apresentar 2 das 3 seguintes características, representa fator de risco para a fertilidade:

  • Irregularidade menstrual
  • Aumento dos hormônios masculinos (clinico ou laboratorial)
  • Ovários policísticos ao ultrassom

O principal problema que a síndrome dos ovários policísticos provoca são as alterações menstruais. A síndrome causa desequilíbrio hormonal e problemas de ovulação: a mulher menstrua a cada dois ou três meses e nem todos os ciclos são ovulatórios. As mulheres que desejam engravidar, mas possuem desequilíbrios menstruais precisarão de tratamento, principalmente para induzir ovulação.

Tratamentos

Ao consultar seu médico, a mulher pode ser indicada a fazer uso de alguns medicamentos, de acordo com o diagnóstico e as intenções de engravidar no momento.

A obesidade é um dos fatores que diminui a fertilidade. Como ela gera resistência à insulina – e essa resistência produz o aumento de hormônios masculinos (andrógenos) –, a primeira indicação é analisar meios de perder peso. Às vezes, ao emagrecer, a mulher consegue, finalmente, engravidar.

Se ela não for obesa, ainda é necessário diminuir a produção dos hormônios masculinos. Quem apresenta ovários policísticos produz uma quantidade maior de hormônios masculinos e uma forma de tratar a síndrome é usar pílulas anticoncepcionais.

Operações cirúrgicas são realizadas em última opção. Geralmente, o tratamento é realizado por meio de indutores de ovulação – e grande parte das pacientes responde bem ao medicamento. Um dos mais comuns, indicados pelos médicos, é o clomifeno.

O clomifeno é um medicamento indicado para mulheres com problemas de ovulação que desejam engravidar. É um forte aliado para tratamento de infertilidade relacionado com mulheres que não ovulam. Saiba mais: Tratamento com clomid para engravidar.

Se os medicamentos não ajudá-la a engravidar, pode ser necessário optar pela reprodução assistida.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens