cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

O que é gravidez molar?

23 de setembro de 2013

 

Doença Trofoblástica Gestacional (DTG) é o nome genérico de um grupo de afecções derivadas da placenta humana que apresentam comportamento tumoral.

Estima-se que a DTG ocorra em 1/200 gestações; no entanto, no Brasil,não há dados oficiais de prevalência. As formas mais comuns de DTG são Mola Hidatiforme Completa (MHC) e Mola Hidatiforme Parcial (MHP), que podem evoluir para Neoplasia Trofoblástica Gestacional(NTG) em 5 a 40% dos casos.

As DTG decorrem de um distúrbio no mecanismo da fecundação.

A Mola Completa se origina da fertilização de um óvulo com núcleo ausente ou inativo por um espermatozoide normal que posteriormente se duplica para completar a carga cromossômica ( endo duplicação) ou por 2 espermatozoides, resultando em um zigoto em cujo núcleo há 46 cromossomos ( e cariótipo geralmente 46XX) , todos de origem paterna.

Já a Mola Parcial se origina da fertilização de um óvulo por 2 espermatozoides , com formação de produto triploide (69XXX, 69XXY ou 69XYY). Neste caso irão coexistir os tecidos fetais( e até feto) com tecidos anormais com degeneração.

No que se refere aos aspectos diagnósticos, cogita-se uma hipótese diagnóstica de gestação molar quando pacientes em idade reprodutiva, com atraso menstrual  e teste positivo para gravidez apresentarem os seguintes sinais e sintomas:

– Níveis marcadamente elevados de BhCG ( Na gravidez Molar, os 2tipos de placenta responsáveis pela produção de hCG -Sincicio e Citotrofoblasto, são hiperplásicos). Na gestação normal atingem um pico em torno da 10 semana de cerca de 100.000mUI/ml, enquanto na DTG, principalmente na Mola Completa seus níveis podem chegar a mais de 200.000UI/ml

– Sangramento vaginal intermitente e progressivo

– Náuseas e vômitos exacerbados

– Altura uterina maior que o esperado para Idade Gestacional

– Taquicardia, tremor ou outros sinais de aumento da função tireoidiana -ausência de batimentos cardíacos fetais, exceto, eventualmente, em Mola Parcial com feto vivo .

Uma vez feito o diagnóstico, as três etapas essenciais no manejo da Mola incluem o esvaziamento uterino, anatomopatológico do material curetado  e o acompanhamento mediante um protocolo sistematizado de controle pós molar.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta. https://www.engravida.com.br 

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta