cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Infertilidade masculina: o que é oligospermia?

1 de fevereiro de 2017

 

A oligospermia é um dos problemas que causa infertilidade nos homens. A oligospermia é uma situação em que a contagem de espermatozoides tem um valor inferior a 20 milhões por mililitro de sêmen ejaculado. Para que o sêmen seja saudável e fértil, é preciso que a quantidade de espermatozoides seja de 20 milhões por mililitro – do contrário, o homem pode apresentar um quadro de infertilidade.

Quando um casal está planejando uma gravidez há muito tempo, mas sem sucesso, é necessário procurar um médico e fazer um check-up em sua saúde reprodutiva. O tempo “limite” para que a gravidez aconteça é de 12 meses; portanto, se o casal não consegue engravidar após um ano de tentativas, é preciso investigar que existe algum problema que precisa ser tratado.

Para que o homem possa saber se existe algum problema que o impede de engravidar sua parceira, é necessário realizar um espermograma. Por meio desse exame, é possível observar não apenas a quantidade, mas também a qualidade dos espermatozoides que são produzidos.

A oligospermia pode ser causada por vários motivos. Orquite (inflamação do testículo), varicocele e testículos que não descem até o saco escrotal são alguns dos motivos. A inflamação nos testículos pode ser causada por fatores como uso de cuecas muito apertadas, estresse e alimentação irregular.

Tabagismo, abuso do álcool e uso de anabolizantes também influenciam na inflamação e podem provocar oligozooespermia transitória. A oligozooespermia também pode ser permanente e leva muitos casais a procurarem tratamentos para engravidar.

O tratamento depende da causa da oligospermia. Mudanças de hábitos podem corrigir o problema nos casos de estresse, alimentação e uso de roupas muito apertadas. No entanto, no caso de doenças como varicocele, por exemplo, o médico conduzirá o paciente ao melhor tratamento – que pode ser uma correção cirúrgica da inflamação ou a indicação de um tratamento em reprodução assistida.

Os tratamentos em reprodução assistida podem tratar os casos de oligospermia em homens, desde que indicados por um médico especialista.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta