cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Incompetência istmo-cervical e gravidez

30 de setembro de 2016

 

Recentemente, recebemos uma mensagem em nosso Facebook da leitora Camila Castilho:

“Sou fã de vocês e sempre leio suas publicações. Gostaria que vocês abordassem uma matéria sobre a incompetência istmo cervical. Tenho dúvidas e acredito que muitas mães também têm.”

Abaixo, abordamos este tema. Confira:

A Incompetência istmo-cervical – IIC é a incapacidade que o colo uterino tem para manter uma gravidez até o final. Essa enfermidade ocorre devido a um defeito do canal cervical que torna o colo uterino mais “fraco” do que o normal. Dessa forma, ele perde a capacidade de suportar o peso da gravidez sem se dilatar.

A IIC provoca uma gravidez de risco, podendo levar a perda gestacional durante o segundo trimestre da gravidez ou parto prematuro. Para diminuir os riscos, é importante que a gestante siga corretamente o acompanhamento pré-natal com seu obstetra, pois quando o problema é descoberto com antecedência, é possível tomar medidas que ajudam a evitar as consequências.

A incompetência istmo-cervical ocorre em apenas 1% das tentantes. Em mulheres com histórico de abortos recorrentes (mais que três abortos consecutivos), esse índice é de 23%. Por esse motivo, é indicado que as mulheres que já sofreram abortos espontâneos sem causa aparente (principalmente no segundo trimestre da gestação) consultem seu ginecologista para investigar as possíveis causas do abortamento antes de engravidar novamente.

Outros fatores de risco que pré-dispõem a mulher a ter essa enfermidade (e que devem ser avaliadas pelo médico) são: gravidez gemelar, cirurgia ou curetagem uterina anterior, e pacientes que foram submetidas a um procedimento para retirada de lesões pré-cancerosas no colo do útero.

O colo uterino se dilatada sem dor e a bolsa estoura sem aviso prévio, sendo mais difícil detectá-la com precisão. Contudo, é possível suspeitar dos riscos de IIC através de exames de ultrassonografia realizados durante acompanhamento pré-natal. A época ideal para investigar a IIC é a partir da 16ª semana de gestação para mulheres com suspeita clínica por uma perda anterior ou por parto prematuro. No caso de pacientes sem antecedentes, o exame de rotina é indicado a partir da 20ª semana.

Uma vez que há suspeita de dilatação, as medidas de prevenção indicadas são: repouso moderado ou absoluto até o final da gravidez, cerclagem antes da 13ª semana de gestação com um, dois ou mais pontos (dependendo do grau da IIC) e uso de medicamentos inibidores de contração uterina precoce.

Infelizmente, não há tratamento para a incompetência istmo-cervical. O que deve ser feito é seguir corretamente as instruções do seu médico e jamais fazer uso de medicamentos sem a indicação de um profissional. Existem ressalvas quanto ao uso de determinados medicamentos; consulte sempre um especialista.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta