cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Guardar o smartphone no bolso causa infertilidade masculina, segundo estudo

24 de fevereiro de 2016

 

O hábito de guardar os smartphones no bolso é bastante comum, principalmente para os homens. Tal hábito, no entanto, deve ser repensado. Isso porque o calor, a radiação e a frequência eletromagnética emitida pelos telefones celulares podem causar efeitos negativos na qualidade do esperma, aumentando os riscos de infertilidade masculina e conjugal.

Existe relação entre a infertilidade masculina e o uso de smartphones?

De um modo geral, a qualidade do esperma vem diminuindo consideravelmente desde o início do século XXI, ao mesmo tempo em que os casos de infertilidade masculina crescem (atualmente, estima-se que a péssima qualidade do esperma corresponde a 50% dos casos de infertilidade). Alguns hábitos como o uso de notebooks e laptops de colo e uso de anabolizantes são apontados como responsáveis por isso – inclusive o uso prolongado de smartphones, uma hipótese que já existia e foi dita como certa recentemente por pesquisadores israelenses.

Um estudo publicado há algumas semanas no jornal Reproductive BioMedicine Online aponta o aumento dos problemas de fertilidade masculina devido à utilização de smartphones. Segundo seus pesquisadores, manter o telefone móvel no bolso da calça a meio metro ou menos da zona da virilha prejudica a produção e a qualidade dos espermatozoides, pois a atividade eletromagnética emitida pelos aparelhos pode “cozinhar” os gametas masculinos e matá-los.

Para chegar ao resultado, foram analisados 106 homens durante tratamento para infertilidade. Os resultados indicaram que 47% dos homens que têm o costume de guardar o telefone celular no bolso da calça durante o dia têm baixos níveis de concentração de espermatozoides saudáveis, quando comparados com o restante da população masculina (no qual apenas 11% dos homens sofrem deste problema).

Falar ao celular também prejudica os espermatozoides

Não é apenas o celular no bolso que causa problemas. O estudo israelense também sugere que homens que falam ao celular mais do que uma hora por dia duplicam suas chances de ter esperma fraco. As causas também são relacionadas à radiação e ao calor que os aparelhos móveis produzem. Além disso, outros comportamentos de riscos apontados pela pesquisa são: usar o smartphone enquanto este está sendo carregado e manter o aparelho próximo à cama enquanto dorme.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta