cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Fator RH negativo complica a gravidez?

9 de agosto de 2013

 

O fator Rh negativo pode complicar a gravidez, mas é muito mais difícil do que as pessoas imaginam. Imagine agora que o fator Rh seja algo presente em algumas pessoas (Rh+) e ausente em outras (Rh-), portanto o sistema imunológico de algumas pessoas reconhece o Rh como estranho (pessoas Rh-) e o de outras não (pessoas Rh+).

Quando uma mulher tem o Rh- (Rh negativo) e homem tem Rh+ (Rh positivo) há pelo menos 50% de chance de gerar um bebê que tenha Rh (Rh positivo) e, caso haja contato do sangue do bebê com o sangue da mãe durante a gravidez ou no parto, o sistema de defesa da mãe combaterá o Rh do bebê.

Como o sistema de defesa leva um tempo para desenvolver o mecanismo de eliminação do “corpo estranho”, em uma primeira gravidez nada acontecerá nem com o bebê e nem com a mãe, porém o sistema imunológico tem memória e poderá eventualmente agir em uma segunda gravidez contra o Rh de um novo bebê que também tenha o fator Rh positivo. Se o novo bebê for Rh negativo, o sistema imunológico não será ativado.

Portanto, o fator Rh negativo pode complicar uma gravidez sim, mas quase nunca uma primeira gravidez.

Como evitar que isso aconteça?

Em caso de bebê Rh positivo, basta que a gestante use uma vacina durante a gravidez (na 28ª semana) e depois do parto para evitar que seu sistema de defesa aprenda a combater o Rh positivo. Este é o motivo do exame ser obrigatório para as gestantes e dos médicos ficarem atentos a isso. Um bom acompanhamento pré-natal é fundamental nesse tipo de prevenção.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta