cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Dormir bem ajuda a engravidar

11 de novembro de 2019

 

Ao ler algumas dicas em posts e artigos nas internet sobre como engravidar mais rápido, é comum encontrar como orientação a necessidade de combater o estresse e dormir bem (com pelo menos 8 horas de sono por noite). Tais atitudes são importantes para as mulheres que estão tentando engravidar porque o estresse e a privação do sono podem alterar os hormônios e o ciclo menstrual – atrapalhando ou facilitando as chances de gravidez.

A Universidade de Warwick, no Reino Unido, reforçou isso em uma pesquisa recente. De uma maneira geral, o sono é um fator fundamental para nossa saúde e qualidade de vida, portanto além de reduzir o estresse, as mulheres que estão tentando engravidar devem valorizar as noites de sono, pois a privação do mesmo pode influenciar no equilíbrio biológico do útero e impactar a ovulação.

Se você é daquelas pessoas que dorme menos do que deveria, passa o dia com sono ou troca o dia pela noite, você provavelmente enfrentará mais dificuldades para engravidar. Para você ter uma ideia, perder duas ou três horas de sono por dia já o bastante para diminuir os seus níveis de fertilidade. Hormônios como a melatonina, insulina, leptina e serotonina são necessários para o bom funcionamento do corpo e sua saúde reprodutiva.

Algumas teorias mais antigas já indicavam como a má qualidade do sono afeta fertilidade. Uma pesquisa feita em laboratório apontou que o útero tem seu próprio relógio biológico e que ele precisa estar sincronizado com os horário do dia e da noite para evitar a presença de desiquilíbrio hormonal ou irregularidade do ciclo menstrual. Justamente por isso, mulheres que trabalham no período da noite, por exemplo, podem ter dificuldades para engravidar.

Pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, publicaram em 2015 um estudo que avaliava a relação entre a síndrome dos ovários policísticos e os distúrbios do sono. De acordo com o estudo, as dificuldades para dormir e manter uma boa noite de sono são duas vezes maiores em mulheres com SOP do que em mulheres sem a síndrome.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta