cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Dieta com pouco carboidrato aumenta as chances de engravidar mais rápido

24 de outubro de 2019

 

A dieta dos pais tem uma importante influência sobre as chances de ter uma gravidez mais rápida e saudável. Embora um único alimento ou nutriente não tenha uma ação direta nas taxas de fertilidade do organismo, ao adotar uma alimentação balanceada – associada à prática de atividades físicas regulares e a outros hábitos saudáveis, como cortar o cigarro e as bebidas alcoólicas – o casal melhora sua saúde como um todo e, então, potencializa as chances de uma gravidez natural e bem-sucedida.

No caso das mulheres, uma pesquisa britânica realizada em 2017 sugeriu que adotar uma dieta livre ou com baixa ingestão de carboidratos aumenta em até cinco vezes a probabilidade de engravidar, especialmente no caso de quem vai passar por tratamentos de fertilização. O mesmo não acontece com quem segue uma dieta padrão.

De acordo com os médicos que realizaram o estudo, uma porção de carboidrato por dia é o limite. O ideal, portanto, é tentar cortar o consumo de massas e de alguns cereais – ou, então, mudar radicalmente a dieta, pelo menos durante a fase de tentativas, acrescentando no cardápio uma boa variedade de vegetais frescos e proteínas.

Essa investigação já acontece há alguns anos. Em 2013, por exemplo, um estudo americano mostrou que mulheres que reduziram a ingestão de carboidratos e aumentaram o consumo de proteína durante tratamentos de fertilização in vitro, aumentaram significativamente as chances de fecundação.

A questão “carboidratos x fertilidade” é bastante discutida porque o alto consumo de carboidratos, especialmente os refinados, pode levar à obesidade (fator que prejudica as chances de gravidez). Outro ponto é que os carboidratos se transformam em açúcares em nosso corpo – e ambientes com alta glicose são hostis a concepção ou implantação do embrião.

Também é importante considerar que a infertilidade pode ser conjugal, então não haverá sucesso no processo se apenas a mulher mudar sua dieta. O homem também deve passar por uma avaliação com um nutricionista. Somente assim, o casal estará dentro de uma dieta/planejamento para conseguir uma gravidez mais saudável e tranquila.

Referências:

Menos carboidratos, mais chances de engravidar

Estudo americano mostra que cortar carboidratos pode aumentar a chance de concepção e nascimento durante tratamento de FIV

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta