cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Cuidados com o coração e o cérebro do bebê começam antes do nascimento

10 de julho de 2017

 

A gestante deve ter alguns cuidados com o coração e o cérebro do bebê durante o período gestacional

O coração é o primeiro órgão que se forma no bebê. Infelizmente, algumas doenças surgem quando o feto ainda está se formando no útero da mãe, por isso precisam ser diagnósticas antes de seu nascimento. As causas que podem levar a esse problema são: idade avançada da gestante (acima dos 40 anos), diabetes, alcoolismo, drogas ou medicamentos consumidos pela mãe, e antecedentes de problemas cardíacos congênitos dos pais, irmãos ou familiares diretos.

Durante o pré-natal, o médico pode indicar um exame chamado ecocardiografia fetal que serve para verificar a saúde do coração do bebê e detectar possíveis malformações. Esse exame é realizado a partir da 22ª semana de gestação. É um exame de prevenção; caso seja identificado algum problema, o médico poderá planejar uma intervenção antecipadamente.

No caso do cérebro do bebê (que também é uma das primeiras coisas que se forma, logo na segunda semana de gravidez), é importante que a gestante dê uma atenção especial a alguns nutrientes para garantir que ele se desenvolva corretamente, evitando, assim, problemas neurais.

Uma das principais recomendações é tomar ácido fólico, vitamina do complexo B que ajuda a formar o tubo neural da criança. Esse nutriente está presente em cereais integrais, vegetais e folhas verdes escuros, feijão e suco de laranja, mas o médico pode indicar uma suplementação de acordo com a necessidade da futura mamãe – que deve ser tomada diariamente antes mesmo da gravidez (três meses antes da concepção e três meses depois).

Outro aliado do cérebro é ômega-3, presente em peixes como salmão, atum e sardinha. Essa gordura é importante para a formação da membrana externa das células cerebrais. Cuidado, no entanto, com peixes como cação e peixe-espada, por exemplo, pois eles têm muita concentração de mercúrio – que pode passar pela placenta e trazer danos neurológicos ao bebê.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta