cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Beijo pode transmitir vírus que causa infertilidade em mulheres, diz estudo

20 de julho de 2016

 

De acordo com um estudo de pesquisadores da Universidade de Ferrara, na Itália, o beijo pode transmitir um vírus que causa infertilidade feminina. O vírus em questão é o HHV-6ª, um subtipo do vírus da herpes, que é transmitido pelo saliva e pode ter relações com as dificuldades para engravidar em mulheres com infertilidade sem causa diagnosticada.

O estudo italiano foi publicado recentemente no periódico científico PLoS One e aponta que o HHV-6ª se esconde no revestimento do útero e dificulta a implantação dos gametas na parede uterina. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores examinaram o útero de 66 mulheres, com idades entre 21 e 38 anos. Dentre elas, 36 eram férteis (e já tinham engravidado anteriormente) e 30 tinham infertilidade primária sem causa conhecida (ou seja, nunca engravidaram).

O vírus HHV-6ª foi encontrado em 43% das mulheres inférteis, enquanto, por outro lado, não foi encontrado em nenhuma mulher com fertilidade normal. Nas mulheres em que foi detectada a presença do HHV-6ª, foram encontrados níveis elevados de estradiol (hormônio sexual que pode desencadear o aparecimento do vírus) e níveis anormais de citocinas (proteínas importantes no processo da fertilização dos óvulos). Uma curiosidade é que o vírus da herpes já foi associado anteriormente à infertilidade em homens.

De acordo com o estudo, embora os resultados tenham sido concretos, ainda é cedo para traçar novas terapêuticas, pois o vírus não é detectável em exames de sangue ou em amostras com saliva, e o comportamento do HHV-A6 no organismo não é sempre igual em todas as pacientes.

Referências: VEJA.com e NotíciasAoMinuto

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta