cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

As 10 maiores dificuldades para engravidar e como resolvê-las

13 de setembro de 2016

 

Conheça 10 causas que impedem um casal de engravidar. Saiba o que é cada uma e como resolvê-las.

1 – Endometriose

O que é: A endometriose é um dos principais motivos pelos quais as mulheres não conseguem engravidar. Estima-se que a doença atinja uma em cada 10 brasileiras em idade reprodutiva. Os sintomas da endometriose incluem cólica intensa, dor abdominal, dor durante as relações sexuais e dificuldades para urinar.

Como resolver: Ao consultar um ginecologista, a paciente pode ser orientada a contornar o problema com uso de medicamentos anticoncepcionais para que ela não menstrue. Outra opção é tratar o problema com um procedimento cirúrgico chamado laparoscopia, que identifica onde estão os focos de endometriose para retirá-los. Mulheres com endometriose podem engravidar normalmente, mas, na maioria dos casos, a doença dificulta as chances da concepção de forma natural. Se as tentativas de engravidar de forma natural não forem bem sucedidas, o médico pode indicar o uso da reprodução assistida.

2 – Síndrome dos Ovários Policísticos

O que é: A síndrome dos ovários policísticos é uma condição na qual a mulher não ovula normalmente. Ela pode ovular eventualmente ou, muitas vezes, nem ovular, e isso pode influenciará negativamente as suas chances de gravidez. Por não ovular, o ovário acaba “acumulando” uma série de pequenos folículos que podem ser visualizados pelo ultrassom.

Como resolver: O tratamento para as mulheres que pretendem engravidar é feito a partir de estimulação ovariana controlada com medicações orais ou hormônios injetáveis.

3 – Relações sexuais fora do período fértil

O que é: O período fértil indica o momento em que o corpo da mulher está mais preparado para a concepção. Presume-se que o período fértil compreende 3 a 4 dias antes e 3 dias após o dia da ovulação.

Como resolver: É possível identificar os dias mais férteis para engravidar tendo um registro do ciclo menstrual, observando as características do muco cervical ou medindo a temperatura basal. Uma vez conhecida a data da sua ovulação, prepare-se para ter relações sexuais durante seus dias mais férteis.

4 – Idade avançada

O que é: Quanto maior a idade da mulher, menor será a quantidade e a qualidade dos seus óvulos. A idade de maior fertilidade para as mulheres é entre os 20 e os 24 anos. Com o passar do tempo, as chances de engravidar caem. Aos 35 anos, a fertilidade da mulher é metade do que era aos 25 anos e, aos 40, a fertilidade cai para a metade do que era aos 35. No caso os homens, a qualidade de espermatozoides diminui com o processo de envelhecimento, podendo levar a riscos de malformação fetal.

Como resolver: Caso não seja sua intenção engravidar no momento, a mulher pode optar pelo congelamento dos óvulos, de modo a preservar sua fertilidade para tratamentos futuros. O homem também pode fazer o congelamento de sêmen. Se o casal estiver com mais com 35 anos, o indicado é realizar exames médicos para avaliar a qualidade de seus gametas.

5 – Doenças sexualmente transmissíveis

O que é: A clamídia, DST que afeta os órgãos reprodutores, pode comprometer a fertilidade e causar obstrução das trompas, impedindo o encontro do óvulo com o espermatozoide. A doença inflamatória pélvica também causa infertilidade quando a infecção atinge as trompas de falópio.

Como resolver: A clamídia pode ser facilmente tratada e curada com antibióticos. Quando a doença inflamatória pélvica é detectada nos primeiros estágios, o tratamento é feito com antibióticos por via oral ou por via intramuscular durante o período de 14 dias. Nas pacientes com sequelas, pode ser indicado o tratamento de reprodução assistida, já que há um comprometimento tubário nas formas mais avançadas.

6 – Estresse e ansiedade

O que é: Do ponto de vista biológico, o estresse emocional pode interferir na fertilidade, causando, por exemplo, atrasos menstruais ou bloqueio do ciclo menstrual. No homem, o estresse leva à redução da quantidade de esperma e de volume do sêmen. A ansiedade pode causar disfunção erétil que também será uma causa de infertilidade.

Como resolver: Controlar o estresse antes de partir para um tratamento de reprodução assistida é fundamental. Hoje em dia sabemos que a acupuntura e a psicoterapia são boas terapêuticas nesses casos.

7 – Baixa motilidade dos espermatozoides

O que é: Os espermatozoides com pouca mobilidade podem não conseguir, por si só, atingir o óvulo. Não há sintomas que indiquem a presença dessa anomalia, somente os exames irão diagnosticar essa situação e o tratamento mais indicado.

Como resolver: Uma opção de tratamento é realizar uma inseminação intrauterina com preparo do sêmen para injeção de uma amostra com mais qualidade dentro do útero da parceira. Para alterações mais importante na movimentação, quantidade ou até no aspecto (morfologia) dos espermatozoides, o tratamento de fertilização in vitro, eventualmente pela técnica de ICSI, é mais indicado.

8 – Alimentação

O que é: Alimentação inadequada e deficiência de vitaminas e minerais prejudicam o bom funcionamento dos ovários. O consumo de alimentos com alto teor de calorias, açúcar, sódio e gorduras saturadas pode provocar o mau funcionamento de hormônios como a insulina e o estrógeno, desregulando a ovulação e a menstruação.

Como resolver: Adotar uma dieta rica em legumes, frutas e verduras evita o sobrepeso e contribui para o bom funcionamento dos hormônios essenciais para a gravidez. Alimentos ricos em vitamina E, zinco e vitaminas do complexo B também auxiliam na fertilidade e no bom desempenho sexual.

9 – Tratamento com uso de quimioterapia ou radioterapia

O que é: A quimioterapia e a radioterapia podem causar infertilidade em mulheres porque, além de destruírem as células tumorais, também afetam diretamente as células germinativas. O mesmo vale para os pacientes do sexo masculino, no entanto, nem todos os homens que passarem por tratamentos contra o câncer ficarão inférteis.

Como resolver: Um método para preservar a fertilidade do organismo e realizar o sonho de ser mãe ou pai é optar pelo congelamento de óvulos e espermatozoides antes do início do tratamento.

10 – Estilo de vida

O que é: Hábitos prejudicais à saúde reprodutiva, tais como fumar, beber álcool em excesso e ter um estilo de vida sedentário, devem ser mudados para garantir uma gravidez mais rápida e uma gestação saudável.

Como resolver: O primeiro cuidado a ser tomado é buscar orientação médica para que o profissional analise os exames do casal e indique quais hábitos devem ser mudados ou quais cuidados devem tomados para alcançar a gravidez.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta